LoL: como jogar de suporte em League of Legends

Veja como jogar de suporte em LoL. Na primeira temporada de League of Legends, jogo grátis para PC, estabeleceu-se um consenso de que dois campeões deveriam ir para a rota inferior. Os jogadores perceberam que os atiradores são muito valiosos para uma composição, por causa do seu dano por segundo (DPS) consistente, muito útil em várias situações de jogo, mas a sua fragilidade e o alto preço dos seus itens os tornam alvos fáceis para outros jogadores.

Já curtiu a página do O Meu Jogo no Facebook?

LoL: como jogar de suporte em League of Legends
LoL: como jogar de suporte em League of Legends / Reprodução League of Legends

Surgiram, então, os suportes no LoL. Por causa da dinâmica da sua rota, o suporte deve, obrigatoriamente, funcionar com pouco ouro, e por isso costumam ter muita utilidade, seja em forma de controle de grupo, proteção ou curas e escudos, ou muito dano base no seu kit de habilidades. Seu papel durante a fase de rotas é ajudar o time, seja protegendo-os ou aplicando pressão sobre o oponente, estabelecendo visão pelo mapa e dando roaming.

Como ter pressão no LoL

Ter pressão na rota significa que você pode responder melhor ou mais cedo a qualquer ação do oponente. Pressão pode ser criada se o oponente estiver com pouca vida, se ele estiver com muitos minions embaixo da sua torre, ou se o seu 2v2 (e 3v3 caso os caçadores estejam envolvidos) for mais forte.

O time que tenha a pressão a seu favor dita o ritmo da partida, seja dando roaming pelo mapa, estabelecendo a visão mais agressiva, ou atacando algum objetivo.

Sentinelas pelo mapa

É seguro sair da rota se você tiver pressão. Uma das formas de se aproveitar a pressão é estabelecendo visão mais agressiva para o seu time. Esse é um tipo de visão que procura o caçador inimigo dentro da sua selva, e pode ser obtida, por exemplo, wardando os seus campos.

Devido à sua itemização, o suporte tem uma responsabilidade maior na hora de controlar a visão no mapa, sendo comum a coordenação com o caçador para executar esta tarefa.

Informação e atenção ao minimapa

Com a visão estabelecida, seu time é capaz de conseguir mais informações olhando para o minimapa. Sabendo onde o caçador inimigo estará nos próximos minutos, seus companheiros poderão ajustar a situação das suas rotas de acordo com essa nova informação, dificultando que o time inimigo inicie jogadas mais proativas.

É possível também que essa visão agressiva seja usada para caçar o caçador. Surpreender o inimigo dentro da sua própria selva pode muitas vezes dar uma vantagem enorme para o caçador do seu time, a ponto de um pickoff poder acabar com uma partida. Outra forma de utilizar a visão agressiva é gankando outras rotas, ou se preparando para responder a um gank do oponente.

LoL: como jogar de suporte em League of Legends
LoL: como jogar de suporte em LeagueofLegends / Reprodução LeagueofLegendsfandom

Tracking do caçador

Tracking é um termo em inglês que significa rastreando. De modo geral, todo caçador prefere estar no lado do mapa onde ele pode farmar seus campos. Com a exceção dos dois buffs e dragões, que nascem a cada cinco minutos após serem executados, todos os campos da selva renascem em dois minutos e meio. Rastrear o caçador, então, significa saber quais desses campos estarão vivos no futuro próximo, e pode ser feito descobrindo em qual minuto o campo foi executado.

Outra forma de rastrear o caçador é contando o seu farm. Cada campo da selva adiciona quatro ao contador de farm, logo um caçador que executou três campos terá doze de farm.

Evitar o tracking é algo com o qual os times profissionais de LoL gastam dias para trabalhar. Assim como no Counter Strike, onde os jogadores estão sempre buscando novos pixels para jogar as granadas, no League of Legends os caçadores estão sempre buscando novas rotas na selva para evitar a visão inimiga ao mesmo tempo em que farmam de forma eficiente.

Campeões recomendados

Jogadores mais inexperientes têm dificuldade em lidar com pressão, e por isso suportes magos e controladores são recomendados para jogadores iniciantes. Diferente dos suportes tanques iniciadores, que têm um padrão de jogo mais voltado ao burst, os suportes magos e controladores possuem um padrão de jogo mais linear. Sua vantagem de alcance de ataque em relação aos suportes tanques, suas habilidades de dano com bons números base, e, portanto, a pressão que eles conseguem criar nos primeiros níveis darão ao jogador iniciante uma boa plataforma para aprender alguns dos fundamentos do jogo.

Tendo isso em mente, Karma, Lulu, Zyra e Janna são alguns dos suportes magos e controladores recomendados para jogadores iniciantes. Leona, Alistar e Braum são campeões interessantes para os que querem se aventurar com os tanques.

O que você achou?